Aprender como dormir sem sono é uma das tarefas mais árduas que existem. Afinal, quando você está querendo dormir mas está sem sono, é um sinal claro de que o corpo está em desequilíbrio e não consegue perceber o horário de descansar e relaxar.

Ou seja, se o seu cérebro não está adequado com o horário de dormir, vai ser muito difícil “forçar” para que ele durma. Por isso, a ideia deste artigo é fazer você entender o que fazer no dia-a-dia para que você não tenha que dormir sem sono. Mas sim, ter boas práticas que possam fazer o seu corpo entender quando é hora de dormir, e quando é hora de ficar acordado.

Acompanhe e veja algumas ideias de como dormir sem sono.

Como dormir sem sono? Veja dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Para dormir sem sono, você vai ter que tomar algumas decisões e atitudes antes mesmo de ir deitar. Afinal, o sono é algo natural e que deve acontecer de forma espontânea no corpo, a depender da sua rotina. Tudo está relacionado com a sua rotina e estilo de vida.

Com base nisso, separamos algumas dicas que poderão te ajudar neste processo e, assim, começar a construir uma rotina melhor para que na hora de dormir, você efetivamente durma.

Mas, veja bem: isto não é uma regra e nem uma receita milagrosa. É um método que deve ser executado todos os dias, pois os resultados são de longo prazo. Veja abaixo algumas ideias:

  1. Pratique a higiene do sono antes de dormir;
  2. Evite ativar demais o cérebro antes de deitar;
  3. Aromatize o quarto com óleo essencial de laranja doce;
  4. Evite alimentos pesados antes de dormir;
  5. Tenha uma vida saudável e equilibrada no dia-a-dia;

Tudo isso vai ficar mais fácil de entender a partir de agora, pois vamos nos aprofundar em cada um dos tópicos para que você compreenda melhor como dormir sem sono de maneira saudável e sem maltratar o corpo.

Como dormir sem sono com higiene do sono

Você já ouviu falar da higiene do sono? Esta é uma das melhores práticas para dormir bem, de maneira que você possa ter qualidade no sono. Afinal, a higiene do sono é como se fosse um método para “limpar” o seu corpo antes de ir deitar e, assim, proporcionar mais recursos para o cérebro relaxar aos poucos.

Para praticar a higiene do sono, você deverá desconectar do celular uma hora antes de dormir, desligar a TV, evitar telas com brilho, não praticar atividades pesadas antes de deitar, evitar alimentos gordurosos e pesados, etc. Tudo isso, de uma a duas horas antes de dormir.

Estas práticas vão fazer o seu cérebro relaxar aos poucos, de modo que, quando você vai efetivamente dormir, ele já esteja bem calminho e pronto para a próxima fase, que é dormir.

Como dormir sem sono – Evite ativar demais o cérebro

A ativação do cérebro é um gatilho muito negativo para dormir bem. Aprender como dormir sem sono com o cérebro ativo é praticamente impossível. Por isso, é muito importante que você respeite os horários.

Ou seja, não pratique atividades físicas de alta intensidade antes de dormir. Isto vai fazer o seu corpo entrar em um estado de ativação muito grande, desequilibrando o sono e fazendo você ter dificuldades para dormir.

Como dormir sem sono – Aromatize o quarto com óleo essencial

Uma das coisas mais legais que você pode fazer para preparar o seu sono, é aromatizar o quarto. Com óleo essencial de laranja doce, por exemplo, você consegue deixar o quarto propício para uma boa noite de sono. Afinal, a laranja tem propriedades calmantes e relaxantes. Do ponto de vista olfativo, o quarto ficará ótimo para dormir.

Para usar o óleo essencial, basta pingar algumas gotinhas no aromatizador elétrico cerca de meia hora antes de deitar. O quarto vai ficar com um cheiro muito bom e você poderá, assim, construir uma melhor condição para dormir.

Cuidado ao manusear óleos essenciais, pois eles são ultra concentrados. Não pingue na pele, não ingira e não leve ao rosto, ok?

Como dormir sem sono – Evite alimentos pesados

Nós já falamos sobre isso no tópico sobre higienização. Mas vale um tópico exclusivo para falar sobre o tema: evite alimentos pesados antes de dormir. Este tipo de alimentação faz o corpo ficar totalmente ativo para um processo natural, que é a digestão. Logo, dormir vai ser bem difícil e desconfortável.

Evite feijoadas, churrasco, carnes gordas, pratos grandes de massa, etc.

Como dormir sem sono – Tenha uma vida saudável

E por fim, busque práticas saudáveis no seu dia, para que a suas noites sejam de sono de qualidade. Alimente-se bem, faça exercícios, evite situações de estresse, faça terapia para cuidar da sua saúde mental, etc. 

Estas práticas com certeza vão te ajudar a ter mais qualidade no sono. Bora dormir bem?