Em tempos de estresse (olá e boa viagem 2020!), O autocuidado é mais importante do que nunca. Mas quando nos sentimos esgotados ou oprimidos, é fácil esquecer como cuidar de si mesmo. Uma vez que nos encontramos naquele lugar onde deixamos nossos hábitos saudáveis ​​sucumbirem e não estamos vivendo nossa melhor vida, é hora de pisar no freio e voltar ao básico. Com isso em mente, aqui está um lembrete oportuno dos princípios fundamentais do autocuidado.

Acredito piamente que a melhor maneira de obter bons resultados em quase todos os domínios é evitar conselhos complicados que se concentram em minúcias, modismos, dispositivos específicos ou qualquer outra forma de ficar sofisticado. Em vez disso, concentre-se em aprender os fundamentos dos planos de saude campinas e executá-los com consistência. Nove em cada dez vezes, essa abordagem simples será mais fácil de seguir e mais eficaz do que optar por métodos esotéricos ou seguir as últimas tendências.

Trabalhando a partir dos primeiros princípios, vamos dar uma olhada na tabela de preços plano de saude campinas. Se você deseja melhorar seu bem-estar, estas devem ser suas prioridades:

Alimentação saudável

Exercício regular

Sono de qualidade

Alimentação saudável

A dieta e o convenio medico campinas desempenham um papel importante na manutenção da saúde, e nem todos os alimentos são criados iguais. A dieta ocidental típica é rica em alimentos com alto teor calórico e pouco valor nutritivo. Todos nós sabemos que pizza e batatas fritas, por mais deliciosas que sejam, não são tão boas para você. Você pode apreciá-los como um tratamento ocasional, mas não os torne os pilares de sua dieta.

Mas fica mais sutil do que isso. O fast food pode ser algo óbvio a evitar, mas você também precisa estar ciente dos tipos de carboidratos que ingere. Você deve evitar carboidratos ricos em amido, como batata branca, pão branco e arroz branco ou macarrão. Esses carboidratos altamente refinados são rapidamente decompostos em açúcares simples pelo seu corpo, tornando-o sujeito a flutuações de energia e ganho de peso.

Dietas dos planos de saude campinas preços com baixo teor de carboidratos são ótimas, mas podem ser difíceis de seguir, dia após dia. Se você vai comer carboidratos, uma boa regra é: quanto mais escuro, melhor. Opte por batata-doce, pão integral e massas e arroz integral em vez de seus equivalentes de cor mais clara. Eles demoram mais para o seu corpo se decompor, tornando-os fontes de energia de liberação lenta que ajudam a evitar picos e quedas de energia, regulam seus níveis de energia ao longo do dia e se sentem satisfeitos por mais tempo.

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Mantenha o mínimo de alimentos processados ​​e concentre-se em alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas e gorduras saudáveis. Uma maneira simples e infalível de fazer isso é evitar alimentos que vêm pré-preparados em uma caixa. Escolha produtos frescos como ovos, carne, peixe, nozes, sementes e vegetais.

A outra coisa importante para uma dieta saudável é evitar o consumo de calorias. Se você tem um refrigerante, escolha uma opção de dieta que elimine os 50g de açúcar e as 200 calorias que um refrigerante típico de 500ml contém.

Sendo ativo

Os humanos evoluíram ao longo de milhares de anos para se adaptarem à atividade física regular. Nossos ancestrais costumavam sair à caça de comida. E se eles quisessem algo (como uma ferramenta, ou uma cadeira, ou uma casa), eles tinham que fazer com as mãos. Isso significava trabalho físico. Nosso estilo de vida moderno é sedentário em comparação, então devemos realizar atividades físicas planejadas para atender às nossas necessidades evolutivas e manter nosso corpo em forma e saudável. A atividade física regular tem muitos benefícios, incluindo:

Regulando o peso corporal

Reduzindo o risco de doenças e enfermidades

Aumentando os níveis de serotonina e elevando seu humor

Alívio de estresse

Promover um sono de boa qualidade

Aumentando sua expectativa de vida

Praticar esportes algumas vezes por semana é a maneira mais fácil de fazer exercícios regularmente. Se você ainda não pratica um esporte, considere praticar. Não precisa ser competitivo – você pode jogar para se divertir com os amigos ou fazer atividades solo, como corrida, ciclismo ou levantamento de peso. Você pode até fazer exercícios de peso corporal em sua casa. O que importa é que você goste e faça isso regularmente.

Duas sessões de vinte minutos por semana é a dose mínima que você deve buscar. Quarenta minutos, três vezes por semana, é o ideal. Qualquer coisa além disso é um bônus. Sessões mais curtas de alta intensidade são melhores do que durações mais longas com intensidade mais baixa. Experimente sprints intervalados em vez de uma corrida longa ou um jogo de badminton em vez de uma tarde tranquila de ciclismo.

Se o esporte não é sua praia, encontre alguma outra atividade física de que possa praticar algumas vezes por semana. Dança, caminhada, ioga e bateria fornecem benefícios físicos semelhantes à atividade atlética.

Se seu corpo não está acostumado a esforços físicos, comece aos poucos e relaxe antes de aumentar a intensidade ou a duração. Para evitar lesões ou dores, faça alguns alongamentos leves por alguns minutos antes e depois de qualquer sessão de exercícios.

Ao realizar atividades técnicas como levantamento de peso, tenha uma pessoa mais experiente presente para falar com você e ajudá-lo a desenvolver a técnica correta. Não deixe seu ego tirar o melhor de você – comece leve e concentre-se na forma adequada ao invés de quão pesado você pode levantar. Você reduzirá o risco de lesões e obterá melhores ganhos a longo prazo.

Bons sonhos

Bons hábitos de sono são essenciais para sua saúde e bem-estar. Tente ficar sem dormir por qualquer período de tempo e as coisas vão se desenrolar rapidamente. O descanso tem muitos benefícios, incluindo:

Recuperação física. Seu corpo usa o descanso para se reparar. A falta de sono priva o corpo da oportunidade de se recuperar do estresse da atividade diária, que pode diminuir o sistema imunológico e causar doenças.

Combate à fadiga. É incrível como, não importa o quão exausto você esteja no final do dia, uma boa noite de sono é geralmente suficiente para se sentir revigorado novamente.

Melhor desempenho mental. As coisas novas que você aprende ficam comprometidas com sua memória de longo prazo enquanto sua cabeça está no travesseiro. A falta de sono reduzirá drasticamente sua capacidade de concentração, solução de problemas e lembrança de coisas.

Melhor desempenho físico. A privação de sono o deixará cansado, descoordenado e mais sujeito a cometer erros, sofrer acidentes ou se machucar. Em casos extremos, você pode até ter dificuldade para executar tarefas básicas.

Redução de estresse. Quando você está bem descansado, fica mais relaxado. Quando você está cansado, fica mais irritado, o que eleva seus níveis de estresse.

Considerando a quantidade de aspectos da sua vida influenciados pela qualidade do sono, não subestime a importância de desenvolver bons hábitos de sono. Para a maioria das pessoas, a quantidade ideal de sono é entre seis e oito horas por noite. A quantidade exata varia ligeiramente de pessoa para pessoa.

Mais sono não é necessariamente melhor, e muito sono pode ser prejudicial. Você já acordou sentindo-se bem, mas voltou a dormir, apenas para acordar mais tarde sentindo-se lento e com dificuldades para começar o dia? Nesse caso, você sentiu os efeitos adversos de dormir muito. Descubra o que funciona para você e entre em uma rotina que atenda às suas necessidades.

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Dicas para uma boa noite de sono

Pare de olhar para telas eletrônicas pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Sim, isso inclui seu telefone. Desculpe, não desculpe. A luz azul emitida por telas eletrônicas induz seu cérebro a pensar que ainda é dia, o que inibe o sono. Em vez disso, leia um livro.

Faça alguma forma de atividade física regular. Isso o ajudará a se livrar do excesso de energia e a promover um estado de relaxamento que lhe permitirá dormir bem. Meu sono é visivelmente melhor nos dias em que vou à academia.

Desligue seu cérebro de solução de problemas antes de ir para a cama. Encontre uma atividade simples e envolvente que não tenha consequências na vida real. Isso ajudará a desligar a mente para que você possa relaxar antes de dormir. Ler ficção, resolver quebra-cabeças, rabiscar ou jogar jogos simples são atividades úteis antes de dormir. O registro no diário é um movimento de poder absoluto.

Evite perturbações ruidosas. Se isso não for possível ou se você achar o silêncio assustador, experimente uma música baixa ou uma máquina de ruído branco ao fundo.

Verifique se o seu quarto está escuro. Qualquer emissão de luz de equipamento elétrico, brilhando sob a porta ou através da janela, tornará mais difícil para você ter uma boa noite de sono. Use uma máscara de dormir e / ou invista em cortinas pretas pesadas.

Dieta, exercícios e sono são essenciais para um estilo de vida saudável, mas algumas pessoas descobrem que um afeta mais do que os outros dois. Tente estar atento aos seus hábitos nessas três áreas de sua vida para poder descobrir como os diferentes fatores o afetam.

Para esse fim, pode ser útil manter um diário para rastrear seus hábitos, a fim de procurar padrões. Pode ser uma excelente ferramenta para detectar correlações entre seus hábitos e como você se sente, tornando mais fácil para você tomar medidas corretivas.

Se você gostaria de tentar o diário, mas não tem certeza por onde começar, eu recomendo a abordagem “Bullet Journal” de Ryder Carroll. É uma ferramenta fantástica para reflexão diária, organizando sua vida e limpando seu cérebro.

E, para enfatizar o ponto no topo do artigo, não há um modelo predefinido do estilo de vida perfeito que você deve buscar. O que funciona para outra pessoa não necessariamente funcionará para você. Em vez disso, controle sua dieta, exercícios e padrões de sono, estando atento a eles e adaptando-os até encontrar o equilíbrio que funciona para você. Assuma o controle desses três aspectos cruciais de sua vida e você assumirá o controle de seu bem-estar e saúde a longo prazo.

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