Levei muito tempo para aceitar o fato de que agregar estrutura e rotina à minha jornada de trabalho não equivalia a abrir mão da liberdade de empreendedorismo que almejei ao longo dos anos como funcionária.

A ideia de trabalhar para Desentupir em Bragança Paulista em casa tinha sido uma fantasia por tanto tempo que, quando esse dia realmente chegou (quase um ano atrás), eu não queria abandonar meu sonho e aceitar as realidades não planejadas desse estilo de vida.

Quase parecia um fracasso ou um passo para trás para precisar de rigidez no meu dia, quando minha visão sempre foi tão fluente e flexível.

Então, naturalmente, eu lutei contra isso.

Mesmo que eu “trabalhasse” o dia todo, não estava trabalhando de maneira inteligente. Eu caí nos hábitos com os quais a maioria das pessoas que trabalham em casa pode se relacionar: eu começaria meu dia, ainda de pijama … e às vezes é assim que termino meu dia (não me julgue).

Eu começaria meu dia verificando e-mail, Twitter, Facebook. Lendo as “notícias”. Eu olhava para minha lista de tarefas e começava a trabalhar em alguma coisa – mas não muito depois de encontrar todos os tipos de coisas pela casa que eu simplesmente “tinha que fazer”.

No início foi divertido e emocionante, mas as distrações são tão infinitas quanto você permite que sejam. E os maus hábitos se formam rapidamente.

Distrações à parte, não havia nenhuma rima ou razão real para o meu fluxo de trabalho. As coisas não tão divertidas (mas necessárias) continuavam sendo negligenciadas. Eu me peguei mudando constantemente entre diferentes tarefas e projetos, nunca realmente fazendo muito progresso em qualquer coisa.

Tentar equilibrar o trabalho do cliente com nossos próprios produtos SaaS (HookFeed e Minimalytics) foi difícil o suficiente – mas eu também estava aprendendo a codificar (o que é extremamente demorado), começando a blogar (que era uma nova fronteira assustadora para mim) e construindo relacionamentos com outras pessoas de SaaS (eu não conhecia ninguém quando comecei). A lista continua. E eu estava espalhado.

A gestão do tempo tornou-se um oxímoro e tudo sofreu. Eu me sentia como se estivesse nadando em um mar de tarefas sem direção ou fim à vista. Comecei a negligenciar o tempo com meus amigos para trabalhar à noite e nos finais de semana. Parei de me exercitar porque me sentia culpado pelo tempo que demorava durante o dia e estava muito exausto à noite. Eu estava perdendo minha guerra contra a estrutura.

Achei que estava evitando a rotina, mas caí em uma de qualquer maneira.

Desentupir em Bragança Paulista

Um péssimo.

Quando finalmente admiti a derrota e comecei a dar passos de bebê em direção à construção de estrutura e rotinas produtivas, tive meu momento de lâmpada que mudou TUDO:

A estrutura não é inimiga da liberdade, é a porta de entrada.

Eu também percebi que é f #% * ing difícil. Mas, como qualquer coisa em que deseja melhorar, você pratica, se permite falhar, tenta táticas diferentes até encontrar o que funciona para você e pratica um pouco mais.

Aqui estão 10 das táticas mais úteis que me ajudam a estruturar meus dias (e mantê-las):

Acorde na mesma hora todos os dias – e cedo

Se acordar cedo não é sua praia, defina o alarme para 5 minutos antes do normal. Acostume-se. Depois, mais 5 minutos. Seu corpo se adapta rapidamente – experimente.

Tenha uma rotina para a (s) primeira (s) coisa (s) que você faz ao acordar

Pode parecer insignificante, mas há um fator composto para começar seu dia de folga com pequenas rotinas que o preparam para se manter na linha pelo resto do dia.

Tomar café da manhã

Seriamente.

Faça sua tarefa mais importante do dia primeiro

Dica: isso não é verificar e-mail, Facebook ou Twitter. Se seu tempo mais criativo / focado é pela manhã (como é para mim), use suas primeiras 2 horas para escrever, codificar, projetar ou trabalhar na resolução de um problema que está persistindo. Seu foco desaparecerá ao longo do dia, então reserve as tarefas servis para a tarde.

Divida seu tempo em blocos de 1 a 2 horas

Não é realista pensar que você pode se concentrar em algo o dia todo. Especialmente qualquer coisa criativa. Portanto, divida o seu dia em períodos de 1 ou 2 horas, com intervalos entre eles. Tenha uma meta para cada sprint e tente acertá-la.

Regra: quando você estiver em um sprint, não verifique e-mail, mídia social, etc. Este é o tempo dedicado. Você ficará surpreso com o que pode ser feito em apenas algumas horas.

Dica: Experimente um pequeno aplicativo para iPhone chamado Countdone para fazer um jogo.

Pausas para planejar

Entre seus sprints focados, vá para o Twitter e o Facebook. Assista a vídeos aleatórios do YouTube, se quiser. Lavar os pratos. Execute uma tarefa. Você não tem mais uma desculpa para se afastar (física ou mentalmente) do horário de trabalho, porque essas pausas já estão planejadas para o seu dia. Você vai fazer essas coisas de qualquer maneira – então seja esperto.

Planeje seu tempo de treino – cumpra-o

Desentupir em Bragança Paulista

Algo engraçado acontece quando você diz “Vou treinar ‘mais tarde’.” Isso se transforma em uma promessa que você não vai. Escolha qualquer hora do dia que funcione para você e mantenha-se nessa hora exata. Marque uma reunião em sua agenda. Quando X: 00 chegar, levante-se e vá.

Dica: Se eu planejo treinar no meio da manhã após meu primeiro sprint de 2 horas – ajuda se eu já estiver usando minhas roupas de treino.

Tem comida em casa

Quando sua geladeira estiver vazia ao meio-dia, adivinhe o que você vai fazer. Pense no que almoçar. Debata o que parece bom, perca tempo decidindo e depois passe um tempo saindo, e comer algo que provavelmente não é muito saudável. Quando você está de volta para casa pronto para trabalhar novamente, você já matou muito tempo. Seja um adulto e abasteça sua geladeira.

Sai de casa

Encontre o seu “ponto”. Café local. Espaço de coworking. Em algum lugar fora de casa com wi-fi. Uma mudança de cenário faz maravilhas para um novo lote de concentração.

Chame isso de noite

Você não está produzindo um bom trabalho quando está cansado (apesar do que diz a si mesmo). E você está se esgotando antes do dia seguinte. Saiba quando é hora de encerrar a noite e começar do zero pela manhã.

Desde que adicionei alguma estrutura aos meus dias, fui capaz de espremer * sólidas * 8 horas de trabalho focado – e ainda tenho muito tempo para fazer as outras coisas que queria fazer durante o meu dia.

Se eu tentasse sentar por 8 horas e trabalhar direto, não havia NENHUMA MANEIRA de eu ter o nível de foco ou qualidade de trabalho como faço para dividir esse tempo em partes dedicadas. Não fomos construídos assim.

Eu sei que você provavelmente está pensando que montar um plano rígido como este é uma coisa – mas a vida acontece.

Tente tratar cada período de tempo como uma parte independente do seu dia. Algumas coisas não acontecem todos os dias. Mova as coisas, substitua um sprint por uma reunião. Vá almoçar com um amigo. Apenas planeje seu tempo bem antes e depois. Nos dias em que você não treina, use esse tempo para algo significativo.

Plug and play.

É engraçado – o que eu temia que tiraria minha “liberdade” é a única coisa que me permitiu tê-la.

Estou menos estressado. Me sinto mais realizada no final de cada dia. Tenho tempo para amigos e família. É hora de fazer exercícios e preparar refeições saudáveis. É hora de assistir meus programas favoritos, ler um livro e ter uma boa noite de sono.

Estrutura e rotina me deram um estilo de vida livre. Vai saber.